Paulo Afonso: Trabalho de emergência minimiza transtornos causados pelas chuvas no bairro Siriema

Os alagamentos causados pelas fortes chuvas que caíram em Paulo Afonso, na última sexta-feira (5), mobilizaram a equipe da Prefeitura na busca por uma maneira de solucionar o desconforto vivido por moradores de bairros como Senhor do Bonfim, Centenário e Siriema.

Ao ser informado sobre os transtornos decorrentes de alagamentos em vários pontos da cidade, o prefeito Luiz de Deus solicitou ao secretário de Infraestrutura, Wilson Pereira Filho e ao subsecretário Edmar Nogueira, que enviassem equipes para os locais considerados mais críticos, para desobstruir canais, facilitando a drenagem da água que se acumulou.

Na BA 210, próximo ao bairro Siriema, foi necessário a abertura de parte do dique para colocação de duas manilhas de 800 milímetros para facilitar a passagem da água que se acumulou na área mais baixa.

O subsecretário de Infraestrutura, Edmar Nogueira, informou que a prioridade foi atender à solicitação dos moradores, desobstruindo as manilhas já existentes e colocando duas novas, para que a água pudesse escoar livremente.

“Foi uma medida emergencial, onde nós utilizamos o material disponível naquele momento, mas já estamos vendo a possibilidade de construir uma canaleta, a partir do muro do aeroporto, para que toda água da chuva seja direcionada às manilhas, evitando o alagamento das ruas”, disse Edmar.

Em outro ponto da BA 210, entre o Parque de Exposição e o futuro Centro de Iniciação ao Esporte, o alagamento chegou a provocar engarrafamento. Naquele local, estuda-se a construção de uma galeria pluvial que direcione as águas de chuvas para o Balneário Prainha.