A morte da cantora e compositora Rita Lee, aos 75 anos, gerou uma onda de tristeza e comoção entre políticos baianos, que manifestaram seu pesar nesta terça-feira (9). A artista, que lutava contra um câncer de pulmão desde 2021, faleceu na noite de segunda-feira (8). Rita Lee foi diagnosticada com a doença em 2021 e desde então vinha realizando tratamento de imunoterapia e radioterapia.
Entre as autoridades que lamentaram a morte da rainha do rock brasileiro, estão o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o senador Jaques Wagner (PT), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), o deputado federal Paulo Azi (União) e o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP).
Rita Lee teve uma carreira de quase 60 anos, sendo uma das fundadoras da banda Os Mutantes, em 1966, durante o Movimento Tropicalista. O grupo ganhou notoriedade mundial e se tornou um dos principais nomes do rock brasileiro. A artista deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.
As homenagens dos políticos baianos ressaltaram o legado de Rita Lee para a música nacional e sua postura revolucionária e libertária. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também prestou sua homenagem e, emocionada, pediu desculpas por interromper uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado ao receber a notícia.
A morte de Rita Lee deixa um vazio na música brasileira, mas seu legado permanecerá vivo através de sua obra e do impacto que teve na vida de milhões de fãs ao redor do mundo. A artista será lembrada como símbolo de liberdade, criatividade e força feminina na história do rock nacional.
⏯️ Margareth Menezes se emociona ao vivo ao saber da morte de Rita Lee.
Ministra da Cultura, Margareth Menezes participava de audiência no Senado quando soube da morte de Rita Lee, confirmada pela família.
Leia: https://t.co/GCX8cRt1KA pic.twitter.com/WwCalVp17z
— Metrópoles (@Metropoles) May 9, 2023
O Brasil se despede de uma das maiores artistas da música nacional! Rita Lee é e sempre será a eterna rainha do rock brasileiro. Ela sempre esteve à frente do seu tempo e ficará marcada na história da música por seu jeito único. Meus sentimentos aos familiares e todos os fãs.
— Bruno Reis (@brunoreisba) May 9, 2023
Infelizmente, recebo com tristeza a notícia de mais uma perda, desta vez no pop e rock nacional. Rita Lee, ícone da nossa música, morreu nesta terça-feira 😥 pic.twitter.com/L9yF0JeGJm
— Cacá Leão (@CacaLeao) May 9, 2023
Hoje o Brasil se despede de uma de suas mais icônicas artistas: a cantora Rita Lee. A Rainha do rock brasileiro deixa, além de uma imensa produção musical, com canções imortalizadas, um legado para a luta pela representatividade feminina nos mais diversos setores da sociedade.
— Paulo Azi (@PauloAzi) May 9, 2023
Que dia difícil, mais uma perda lastimável:
Perdemos a cantora e compositora Rita Lee. 😞
Uma artista espetacular que o rock nacional teve e marcou várias gerações!
Nosso sentimento aos familiares e amigos. 🖤
RITA LEE, PRESENTE! pic.twitter.com/hfl7vQL2No
— Hilton Coelho 50 (@Hilton_Coelho) May 9, 2023
O Brasil se despede hoje desta gigante chamada Rita Lee, rainha do rock nacional e estrela maior da nossa Cultura. Seu humor libertário, seu espírito rebelde e seu talento ímpar se refletem numa obra musical que atravessa diversas gerações e que ficará para sempre eternizada. pic.twitter.com/6FpJebfg6Y
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) May 9, 2023
A música brasileira perde a incrível e revolucionária Rita Lee. A criatividade, irreverência e sinceridade de suas canções vão permanecer eternizadas em nossos corações, inspirando muitas gerações. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos os fãs da nossa rainha do rock. pic.twitter.com/9bee7SEnpo
— Rui Costa (@costa_rui) May 9, 2023
Triste pensar que não teremos mais a nossa rainha do rock brasileiro entre nós. Rita Lee é, foi e sempre será símbolo de revolução e liberdade. A criatividade, estampada em cada ato de sua carreira, ficará eternizada em nossa história.
Fique com Deus, Rita! pic.twitter.com/6yiFFahiHD
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) May 9, 2023