Nesta edição, o CadaMinuto Press iniciará uma série de matérias – que não serão em edições consecutivas, mas conforme as pesquisas ficarem prontas – com base em uma parceria com o Instituto Ibrape que mostrará o cenário político pelo interior do Estado de Alagoas, caso as eleições fossem neste ano. O primeiro município é o de Delmiro Gouveia.
Localizado no Sertão alagoano, Delmiro Gouveia – conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – possui uma população de mais de 48 mil habitantes. Ocupa uma área de 608.491 quilômetros quadrados e tem como principal bioma a Caatinga. Fundado em 14 de fevereiro de 1954, atualmente o município de Delmiro Gouveia é comandado por Lula Cabeleira, um político influente da região, que já foi prefeito outras vezes.
Similar ao que ocorre na maioria dos municípios alagoanos, em Delmiro Gouveia é natural que sempre existam dois fortes grupos políticos na disputa pela administração municipal. Um deles é o de Lula Cabeleira, que não é candidato, mas terá um nome com seu apoio para disputar o processo eleitoral novamente, em 2016. Atualmente, os nomes postos no cenário são o do vereador Valdo Sandes e do deputado federal Givaldo Carimbão (PROS).
O primeiro pode arregimentar o apoio das forças políticas da região. O segundo – que é o parlamentar – terá um desafio: afastar de si o rótulo de “forasteiro”. A pesquisa do Ibrape foi realizada no dia 11 de outubro de 2015 e ouviu 800 eleitores com 16 anos ou mais. De acordo com o Instituto, a margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
{relacionadas}Além de trazer os dados de intenção de votos, o Ibrape ainda ouviu a aprovação do prefeito. De acordo com a pesquisa, 37% da população aprovam a administração de Lula Cabeleira. O número é ruim para o gestor municipal que é desaprovado por 59% dos munícipes. Apenas 4% não sabem ou não opinaram. Os dados da aprovação do governo possuem como consequência uma dificuldade para que Lula Cabeleira construa um sucessor. E a pesquisa confirma isto.
Aos serem indagados se pretendem votar em um candidato apoiado por Lula Cabeleira, apenas 25% dos moradores de Delmiro Gouveia disseram que sim para a “transferência de votos”, como é chamado popularmente pelos cientistas políticos. Em contrapartida, 45% dos eleitores da cidade estão prontos para votar em um candidato de oposição.
O cenário
Um dado interessante soa como um recado para o deputado federal Givaldo Carimbão. A pesquisa pergunta se os eleitores pretendem votar em um candidato nascido em Delmiro Gouveia ou um “forasteiro”. O resultado é impressionante. 69% dos nascidos em Delmiro Gouveia rejeitam candidatos que venham de fora preferindo alguém da cidade. Só 9% admitem a possibilidade de votar em um “candidato de fora”.
Isto mostra que Carimbão terá muito trabalho caso queira mesmo disputar as eleições municipais em Delmiro Gouveia. Tanto é assim que este dado se reflete nas intenções de voto quando a pergunta é: “se as eleições fossem hoje, em qual destes nomes o senhor votaria?”. São apresentadas as duas opções que são tidas como candidaturas certas nos bastidores políticos: Valdo Sandes e Carimbão.
Valdo Sandes fica com 31% das intenções de votos contra 17% de Givaldo Carimbão, mesmo com o apoio de Cabeleira. Os indecisos somam 30% (número expressivo que pode acabar rendendo reviravoltas no cenário ou uma brecha para outra via na disputa) e 22% optam por branco ou nulo (outro dado que precisa ser lido também pelos candidatos).