Uma pesquisa fresquinha da Quaest acaba de sair do forno, e os resultados mostram um Brasil dividido! O levantamento, divulgado nesta quinta (03), revela que o eleitor brasileiro está com a pulga atrás da orelha tanto com a possibilidade de Lula continuar no poder, quanto com um possível retorno de Bolsonaro.
Para se ter uma ideia, 44% dos entrevistados confessaram ter mais receio de ver Bolsonaro de volta à cena política. Já 41% demonstraram mais preocupação com a permanência de Lula no comando do país. E aí, em qual lado você se encaixa?
A pesquisa em detalhes
A pesquisa, encomendada pela revista Genial Investimentos, ouviu mais de 2 mil pessoas (2.004 para ser exato), com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
E a identificação com os partidos?
Quando o assunto são os partidos políticos, a pesquisa perguntou aos entrevistados se eles se identificavam mais com o “petismo” ou “antipetismo”. A resposta? Uma grande parcela, 57%, rejeita todos os partidos. Apenas 17% se identificam com o PT e 8% com o PL. Os demais partidos somam apenas 1%.
Posicionamento político: quem é quem no Brasil?
Na mesma linha, um terço dos entrevistados (33%) declarou não ter um posicionamento político definido. Já os lulistas/petistas somam 19%. Aqueles que se consideram mais à esquerda, mas não são lulistas ou petistas, representam 12%. Do lado oposto, 21% se identificam mais à direita, mas não são bolsonaristas, enquanto os bolsonaristas somam 12%.