Uma pesquisa realizada pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta terça-feira (17), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu tendência de crescimento observada em meses anteriores e ampliou de 12 para 16 pontos porcentuais a vantagem em intenções de votos sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
De acordo com o levantamento, Lula tem 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 24%. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 10% das intenções de voto; Sergio Moro tem 9%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB), 4% cada. Brancos, nulos e não responderam são 9%.
Em um segundo cenário pesquisado, em que aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o apresentador de TV José Luiz Datena (PSL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), a diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 9 pontos porcentuais. Neste cenário, Lula registra 37% das intenções de voto, e Bolsonaro 28%. Na sequência, Ciro tem 11%, Mandetta, Doria e Datena aparecem com 5% cada um, e Pacheco com 1%. Não souberam ou não responderam são 9%.
Nas disputas simuladas de segundo turno, Lula aparece na frente com 51% das intenções de voto, Bolsonaro 32%, Ciro 44%, Moro 36%, Doria 37%, Mandetta 38%, brancos e nulos, 28%.
A pesquisa realizou mil entrevistas entre 11 e 14 de agosto e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais e para menos.