Em um movimento aguardado por muitos brasileiros, a Petrobras informou nesta quarta-feira (19) uma redução média de 7,1% no preço do gás natural vendido para distribuidoras. Esse ajuste para baixo, que entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto, faz parte de uma atualização trimestral prevista nos contratos.
O anúncio da Petrobras vem num momento em que a população enfrenta uma crise econômica agravada pela pandemia, trazendo um alívio para os bolsos de muitos. Segundo nota da companhia, essa redução do preço do gás natural resultará em uma economia acumulada de aproximadamente 25% ao longo deste ano.
Os contratos da Petrobras com as distribuidoras prevêem ajustes trimestrais do preço da molécula do gás, atrelados às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o último trimestre, o petróleo Brent apresentou uma queda de 3,8% e a taxa de câmbio teve uma valorização de 4,8%, refletindo diretamente na queda do preço do gás natural.
Para os consumidores, isso significa uma redução significativa nas contas de energia, já que o gás natural é uma das principais fontes de energia do Brasil, impactando diretamente em diversos setores, desde o industrial até o doméstico.
Acompanhe todas as notícias e análises do Portal ChicoSabeTudo para estar sempre informado e preparado para as oscilações do mercado.