A Ouvidoria Geral do Município que funciona no prédio da própria Prefeitura, situado na Avenida Apolônio Sales, 925, existe há mais de um ano e tem como objetivo estabelecer uma via permanente de comunicação entre a população e o Poder Público Municipal.
No entanto, segundo o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, que também ocupa o cargo de Ouvidor Geral, boa parte da população ainda não tem se utilizado desse serviço de comunicação. Pois, apenas uma solicitação é feita a cada dois dias. O que termina prejudicando principalmente o cidadão, uma vez que, se as reclamações, sugestões, elogios e solicitações de serviços que são de competência do setor, não chegam até ele, fica difícil atender e solucionar os problemas existentes.
A ouvidoria busca ouvir, sanar e acatar solicitações referentes às ações que são de competência do município, como podar árvores, desobstrução de esgotos e saneamento básico, informações de terrenos baldios, lixos, animais mortos, entre outros. O também, ouvidor, João Medeiros faz um convite à população: “Qualquer cidadão que precise de um serviço que esteja relacionado com algumas das ações do município que faça pessoalmente ou através do telefone, 3282-4451.
É preciso que aja uma melhor comunicação entre a ouvidoria e a população. Somos uma ponte entre a sociedade, o prefeito e as secretarias, ou seja, a população não precisa ligar mais para as rádios para fazer isso, estamos aqui para ouvi-los e atende-los”, conclui João Medeiros.
Segundo os ouvidores, as denúncias, criticas, elogios e indicações podem ser feitas anônimas, porém, com responsabilidade e consciência, como cidadãos que querem uma participação ativa e positiva da sociedade com a administração municipal, haja vista, que algumas pessoas ligam para passar trotes ou fazer denuncias de cunho pessoal ou político. Com tudo, o ouvidor, Jugurta Nepomuceno diz que: “Um dia o cidadão vai se conscientizar que, aquele trote que ele esta passando vai prejudicar alguém que realmente esteja precisando de uma solicitação. Que a ouvidoria seja uma porta voz da população”, enfatiza.
A ouvidoria funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, no próprio prédio da prefeitura, ou através do telefone 3282-4451. A única secretaria que tem ouvidoria independente é a da saúde, que é através do número 08000755033.
Por Marizângela Sá / Agecom