Postos de Saúde disponibilizam vacinas contra febre amarela em Paulo Afonso

Na manhã desta sexta-feira (12), a equipe de TV Chicosabetudo acompanhou a vacinação contra febre amarela realizada no parque Belvedere, em Paulo Afonso. Na ocasião, foram entrevistados o secretário municipal de saúde, a coordenadora do controle de zoonoses e a coordenadora de imunização do município.

Um posto de vacinação temporário foi instalado no parque e funcionou até às 14h desta sexta-feira (12), com o objetivo de atender os pauloafonsinos residentes nas proximidades do bairro Capuxu, onde foi encontrado o primeiro macaco com febre amarela.

Na entrevista, o secretário de saúde, Ivaldo Sales, afirmou que as providências estão sendo tomadas sobre o caso e tranquilizou a população, afirmando que apenas um animal foi detectado com a doença. "Nós estamos com o controle total sobre essa condição, até porque foi apenas um mico, dentre vários que foram enviados para análise.", disse o secretário.

A coordenadora do controle de zoonoses, Edenilde Lima, explicou como a febre amarela pode ser detectada e fez um alerta sobre as prevenções contra o mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da doença. "Lembrando à comunidade, da importância de não acumular água, ver o condicionamento do lixo, porque nós temos as condições favoráveis […] a gente faz divisa com outros estados, nós temos uma cidade turística. Então é importante que a gente cuide muito bem da nossa casa e que a gente seja vigilante.", alertou Edenilde.

Sobre a vacinação em Paulo Afonso, a coordenadora de imunização, Taís Siqueira, afirmou que serão disponibilizadas vacinas em todos os Postos de Saúde Familiar (PSF'S) de Paulo Afonso. "A partir de segunda-feira, a vacinação vai ser feita em todos os PSF's. Ou seja, o PSF mais próximo, você se dirige e pode tomar a vacina.", afirmou a coordenadora.

Confira a cobertura completa, no vídeo abaixo: