O diálogo entre o governador Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), e o deputado federal Mário Negromonte Jr., presidente do Progressistas (PP) na Bahia, pode levar à reintegração do PP na base do governo estadual. Informações indicam que um acordo está sendo finalizado, prevendo que o partido ocupe a secretaria de Planejamento, espaço anteriormente ocupado pelo PP com o ex-vice-governador João Leão.
Atualmente, a pasta é liderada por Cláudio Peixoto, que deve deixar o cargo. O movimento de aliança está previsto para ser anunciado no dia 7 de outubro, uma segunda-feira após o primeiro turno das eleições municipais. A expectativa é que, após as eleições, os novos e antigos prefeitos do PP sejam integrados ao grupo.
A reaproximação busca fortalecer as relações entre o partido e o governo, enfrentando desafios internos dentro do PP. As lideranças governistas acreditam que a coesão da legenda será fundamental para a manutenção dos acordos estabelecidos.
A situação é sensível para Mário Negromonte Jr., que enfrenta pressões de correntes dentro do PP, especialmente da ala ligada a João Leão. Apesar da diminuição de seus aliados, Leão ainda mantém influência em Brasília, especialmente junto ao senador Ciro Nogueira, que se manifestou contra a participação do Progressistas na administração do PT.
A relação entre PP e União Brasil também está em foco, com a possibilidade de um desentendimento entre as duas legendas. Mário Negromonte solicitou aos deputados uma lista de municípios onde há alianças firmadas entre as duas partes, em resposta à crescente tensão pré-eleitoral.