Consumidores de todo o Brasil estão notando um aumento enorme no preço da cenoura nas últimas semanas. O assunto virou inclusive alvo de piadas e memes na internet e foi abordado num tom bem-humorado pela apresentadora de TV Ana Maria Braga. Mas afinal, o que está causando esse encarecimento das cenouras?
Segundo especialistas em produção e comércio de hortifrúti, o principal motivo são as chuvas intensas entre o fim do ano passado e o começo deste ano. Elas impactaram a produção de cenouras, que está sendo uma das menores já registradas.
As chuvas deixaram os campos encharcados, dificultando o trânsito de máquinas para a colheita. Além disso, as plantas foram danificadas, sendo acometidas por vermes e microrganismos que apodreceram as raízes.
Para compensar as perdas nas lavouras, os produtores vendem a cenoura para os beneficiadores a um preço maior. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a caixa de 29 kg da cenoura suja (que ainda não passou pelo beneficiamento), foi comercializada por até R$ 140 na semana passada.
Os beneficiadores e outras empresas que participam do comércio da cenoura são obrigados a passar esse aumento adiante, o que faz os consumidores pagarem um preço histórico no produto.
De acordo com o IBGE, a cenoura sofreu aumento médio de 55,41% no mês de fevereiro. A hortaliça também alcançou o maior valor da série histórica do Cepea, iniciada em 2008. Em alguns lugares, o quilo do produto já chegou a R$ 20,00.