Prefeita Ena Vilma entrega frota de barcos à associação de pescadores de Glória

“Agradeço em nome de todos os pescadores, a gente agradece por tudo, porque sabemos que sozinhos não conseguimos nada, estamos felizes em saber que podemos contar com vocês”, disse Elisângela, presidente da Associação de Pescadores de Glória.

Na manhã desta quinta-feira (25), a prefeita Ena Vilma Negromonte (PP), reuniu na sede da secretaria de agricultura: pescadores, o secretário de agricultura do município, Gilvan Lisboa, a presidente da Associação dos Pescadores, Elisângela, assistentes e o assessor do deputado federal Mário Júnior Negromonte (PP), David Cavalcanti, para a entrega de 14 barcos à pescadores de Glória.

“No primeiro encontro que eu tive com os grandes piscicultores do município deixei claro que era necessário ter parceria, ajudaria, na medida em que eles deixassem o pequeno pescador trabalhar, eles se comprometeram e até hoje nunca recebi uma denuncia”, relembra Ena Vilma.

Segundo afirmou a prefeita, os barcos precisaram passar pela vistoria da Marinha e este processo atrasou à entrega: “Para mim cada avanço é importante: os pequenos e os grandes, e meu governo tem responsabilidade, jamais liberaria um barco em que os senhores não pudessem trabalhar amparados na lei”.

Os barcos foram pedidos pelo governo municipal, com apoio do deputado federal Mário Júnior, através da Bahia Pesca.  O secretário de agricultura, Gilvan Lisboa esclareceu sobre o critério para distribuição da frota:

“São barcos individuais, a divisão aconteceu entre nós e a própria colônia de pescadores, quando fizemos um levantamento entre as famílias para sabermos quais não possuíam o equipamento para trabalhar”.

Gilvan explicou ainda que, o levantamento apurou mais de 14 famílias mas que alguns pescadores tiveram receio por se tratar de um equipamento do governo: “Alguns acharam que poderiam ter problemas caso quebrassem ou acontecesse algum roubo, não forçamos nada, fizemos um sorteio e contemplamos estas famílias”.

Associação de Pescadores de Glória           

Hoje são cadastradas 141 famílias de pescadores. Num passado não muito distante, com precisão, antes do governo Ena Vilma, o município que é o segundo maior produtor de tilápia do Brasil, e, de pesca artesanal na região, com média de 5 toneladas por semana, não tinha pescadores legitimados em associação.

“O registro desses pescadores estava no município de Jatobá-PE, o Ministério da Pesca permite que eles se cadastrem em associações mais próximas da sua área de atuação”, explicou Gilvan.

 Segundo informações do secretário, ainda estão no município pernambucano mais de 200 pescadores: “A migração não acontece de forma automática, leva algum tempo, mas a tendência com a organização da nossa associação é que tenhamos a maior parte  dos nossos pescadores cadastrados aqui”, completou.

Depois de recebidos os documentos vistoriados pela Marinha e o devido treinamento para usar o barco com segurança, vão os pescadores ajudando-se para leva-los ao rio.

Depois da entrega dos barcos a melhor notícia diz respeito à sede da associação:

“Tem aqui uma associação que deu baixa na Receita Federal, e quando isto acontece tem obrigação de repassar o espaço para outra também sem fins lucrativos, estamos aguardando só os trâmites para vocês disporem da sede, com legalidade” avisou Gilvan para completar o entusiasmo dos pescadores.

Depois de muitos anos abandonados à própria sorte, estrangeiros no município, eis que no horizonte de gente simples a realidade muda.

“São apenas ferramentas, não vamos reclamar da crise, vamos à luta, e vão por aí neste Rio maravilhoso ganhar o pão de cada dia de suas famílias”, finalizou a prefeita.