Prefeito de cidade baiana é preso com armas e drogas durante operação da PF

Delitos investigados incluem fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Jutai Eudes Ribeiro Ferreira (PP), o prefeito de São Félix do Coribe, na Bahia, foi preso na manhã desta terça-feira (10) em uma operação da Polícia Federal. A investigação foca em irregularidades em procedimentos licitatórios e pode envolver um prejuízo de até R$ 15 milhões aos cofres públicos.

O objetivo da ação policial é apurar potenciais delitos como desvio de verba pública federal, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas para tais crimes, se confirmados, podem somar até 34 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, uma vez que um dos investigados possui foro privilegiado. No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão por 63 policiais federais.

Além de São Félix do Coribe, a operação também se estendeu às cidades de Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista e Barreiras.

A assessoria jurídica do prefeito liberou uma nota afirmando que os documentos requeridos no inquérito foram enviados e que o gestor já teria sido ouvido. Informações da TV Oeste indicam que armas de uso restrito e drogas também foram encontradas em posse do gestor, levando à sua prisão em flagrante.