Em cerimônia que contou com a presença do comandante militar do Nordeste, general Artur Costa Moura e representantes da 6ª Região Militar, o major Marcelo Kauê Menezes Chagas assumiu o comando da 1ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, nesta quinta-feira, 15 de dezembro.
Prestigiaram o evento: o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira; o prefeito eleito, Luiz de Deus; o presidente da Câmara Municipal, Petrônio Nogueira; o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Bruno Lopes Sturaro; o subcomandante, Reinaldo Fernandes e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Natural de Aracaju-SE, o novo comandante, que possui uma extensa lista de atividades no Exército Brasileiro, incluindo sua última atuação no Batalhão de Forças Especiais de Goiânia, tem 37 anos, é casado, pai de três filhos e foi promovido em abril deste ano. Sua primeira missão como major de infantaria é dar continuidade às ações militares e sociais iniciadas em Paulo Afonso, pelo colega de patente Barroso Magno, que parte para o Rio de Janeiro, onde atuará na Escola de Comando e Estado Maior.
O major de infantaria, Felipe Rosa Barroso Magno, que se despede de Paulo Afonso após dois anos à frente da 1ª Cia, é natural de Barreiras – BA, casado e pai de dois filhos. Sua nova missão será no Rio de Janeiro, de onde veio em dezembro de 2014.
Em seu último discurso como comandante da 1ª Companhia, o jovem militar se emocionou e disse que sai de Paulo Afonso com saudade, mas com a consciência do dever cumprido.
“Entre as fontes perenes de alegria que jorram da minha passagem por Paulo Afonso, está a satisfação do dever cumprido. Há dois anos voltei à minha região de origem, onde enfrentei desafios, mas Deus me deu força e saúde para cumprir o meu dever, que pudesse vencer esses desafios e conquistar a vitória; por isso agradeço aos poderes Executivo e Legislativo, secretarias e departamentos municipais, PM, Chesf e a todas as instituições que colaboraram comigo nos dois anos em que estive no comando da 1ª Companhia. Deixo Paulo Afonso, mas levo o carinho do povo da terra da energia, que acolheu a mim e a minha família. Ao major Kauê, desejo que seja tão bem recebido como eu fui. Aos pauloafonsinos não deixo um adeus, mas sim um até breve”, falou Barroso Magno.