Prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida, estão reunidos nesta quarta-feira(03), no auditório Edson Teixeira, em Paulo Afonso, para discutirem a criação do consórcio público de saúde da região. O encontro faz parte da agenda de atividades para implantação do consórcio e de uma policlínica regional.
A expectativa é que durante o encontro haja um debate sobre a estruturação do Consórcio e da policlínica na região,que será criada em Paulo Afonso. A reunião tem como proposta central a regionalização da oferta dos serviços de saúde nos respectivos municípios.
Esse consórcio garantirá a ampliação de atendimentos especializados, novos investimentos para aquisição de equipamentos como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. os gestores públicos. A proposta é aguardada com ansiedade pelos prefeitos, para o atendimento aos serviços de Média e Alta Complexidade, que atualmente tem sido uma das principais dificuldades.
O Consórcio de Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos, associados, para gerir e prover, conjuntamente, serviços de saúde a população, otimizando e racionalizando o uso de recursos públicos. Dentre os objetivos, está a proposta de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do SUS.