A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretária Municipal de Saúde, vem comunicar à população a ocorrência do primeiro caso de Febre Amarela em um primata conhecido por Sagui ou mico, encontrado morto numa residência do Bairro Capuxu. A febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um Arbovirus do Gênero Flavivírus, transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. A doença não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa doente para pessoa sadia, a não ser que um mosquito pique a doente e leve o vírus à pessoa sadia, picando-a. Informamos que já foram solicitadas doses extras da vacina contra Febre Amarela ao Estado para intensificar a vacinação na população.
A vacina contra a Febre Amarela é recomendada para pessoas na faixa etária de 09 meses a 59 anos, que nunca foram vacinadas contra a Febre Amarela, já que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam apenas uma dose da vacina. A população acima de 60 anos, gestantes e mulheres amamentando que nunca foram vacinadas deverão ser avaliadas pelo serviço de saúde, analisando o risco-beneficio da vacina.
As atividades de combate vetorial que estão sendo realizadas são: delimitação das áreas afetadas; intensificação do trabalho dos agentes de Endemias nas áreas afetadas; implantação da notificação diária para Febre Amarela nas unidades de saúde e o bloqueio costal nas áreas afetadas.
Gostaríamos de informar à população que a data do ofício que circula nas redes sociais(Whatsapp), não é 09 de janeiro de 2017, como foi divulgado, e sim 09 de maio de 2017.