Prefeitura de Jeremoabo em parceria com DNIT lança programa AMA(Apoio às Mulheres Agredidas)

Na última segunda-feira, 23 de julho, através uma parceria entre Prefeitura de Jeremoabo e o DNIT, foi realizada uma palestra na Câmara Municipal de Vereadores de Jeremoabo, quando se fez o Lançamento do Programa AMA (Apoio às Mulheres Agredidas), ministrada pela Psicóloga Joana Alves. O evento foi coordenado pela Equipe da BR235, uma entidade ligada ao DNIT, composta pelos integrantes, Igor, Jéssica, Milena, Susy e Fred.

O tema da palestra foi: Como identificar, abordar e amparar a vítima de abuso sexual e violência doméstica.

Estiveram presentes ao evento, o Secretário de Educação, a Presidente do CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente), Diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal de ensino, bem como professores, Agentes da Guarda Civil e Agentes de Saúde.

“O Principal objetivo do Projeto é provocar no Poder Público municipal, a Prefeitura no caso, a criação de ações que visem identificar nas crianças da rede de ensino, sinais de violência ou abusos sexuais.”, disse o Relações Públicas da BR235, Frederico Andrade Bonifácio (Fred), que completou, “o projeto ajudará, por meio de psicólogos cedidos pela BR235,  a Prefeitura e sua rede de profissionais, à capacitar seus professores e todo seu pessoal ligado à saúde, na proteção de crianças e adolescentes e  mesmo após a conclusão das obras de asfaltamento, o projeto  deverá continuar existindo.”

Algumas das Medidas sugeridas pelo Programa AMA são:

a) Criação do Conselho da Mulher;

b) Criação de um canal de denúncias contra abuso ou violência contra a mulher, como um 0800, por exemplo;

c) Implantação de Núcleos de identificação de abusos e violência doméstica;

d) Criação da casa de acolhimento da mulher agredida;

Durante a palestra a Psicóloga Joana Alves relatou diversos casos reais de abuso contra crianças e forneceu dicas de como abordar as vítimas a fim de identificar os sinais de abuso sexual.

Da plateia foram ouvidas várias indagações sobre como os profissionais de ensino podem identificar estes sinais e como devem proceder ao fato.

A Assistente Social do município, Liliane Mendes, participou sugerindo que haja uma ação conjunta entre o Projeto AMA da BR-235 e a rede de ensino bem como com a rede de saúde, para aprimorar a forma de agir, dos profissionais destas áreas, no combate à violência doméstica contra crianças e mulheres.

Fred, frisou  “agradecemos ao Prefeito de Jeremoabo pelo apoio que nos foi  dado prontamente. Assim que o procuramos percebemos seu interesse e este colocou-se totalmente à disposição do Programa AMA, para ajudar naquilo que for necessário”.

A próxima palestra será realizada no dia 09 de agosto, tendo como palestrante a Dra. Juliana Fontes Barbosa, delegada responsável pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Município de Paulo Afonso. “Aqueles que desejarem compreender melhor as propostas do Programa AMA, podem comparecer à Câmara de Vereadores nesta data”, concluiu o Publicitário.

Prefeitura de Jeremoabo

Construindo com a Vontade do Povo