De 12 a 17 de dezembro deste ano, a Prefeitura de Paulo Afonso vai realizar mais uma edição do Mutirão de Catarata. A ação, que será realizada em parceria com o Governo do Estado, pretende operar cerca de mil olhos de pacientes do Município e da Microrregião, compreendendo as cidades de Rodelas, Chorrochó, Abaré, Macururé, Jeremoabo, Santa Brígida, Pedro Alexandre e Glória.
O mutirão será realizado no Hospital Municipal Aroldo Ferreira, localizado no Bairro Tancredo Neves III e atenderá a demanda das unidades de saúde, cujos pacientes já foram diagnosticados, cadastrados e aguardam pelo procedimento cirúrgico. A gestão municipal arcará com 52% das cirurgias e o restante caberá à Secretaria de Saúde do Estado.
A cirurgia de catarata é rápida e o paciente sai com todo o aparato do pós-operatório, como medicação e óculos, retornando no dia seguinte para revisão. Essa é a terceira vez que Paulo Afonso realiza o Mutirão de Catarata, sendo referência neste tipo de ação, chegando a contemplar mais de três mil pessoas com os procedimentos.
“Mais uma vez estamos proporcionando à população o acesso a esse procedimento oftalmológico, melhorando consideravelmente a vida desses pacientes. Nossa missão é cuidar cada vez mais da nossa população”, citou o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior.
No ano de 2017 foram realizados mutirões cirúrgicos de glaucoma e de cirurgias eletivas. O de glaucoma atendeu mais de 800 pessoas e o de cirurgias eletivas contemplou 855 pacientes, que foram operados de histerectomia, hérnia umbilical, inguinal, epigástrica, e colecistectomia (vesícula). Ainda durante a triagem do mutirão de cirurgias eletivas, 89 mulheres foram levadas ao Hospital da Mulher em Salvador para os procedimentos.