As ações de combate a proliferação do novo coronavírus no município seguem sendo intensificadas. Dentre as novas medidas adotadas pela gestão está a implantação do sistema drive-thru para testagem da Covid-19. O novo sistema foi instalado em um anexo do Laboratório Municipal de Referência Regional (Lacen). Os encaminhamentos são realizados através das Unidades Básicas de Saúde (Ubs), e da vigilância epidemiológica. Os testes são realizados com a pessoa dentro do carro.
De acordo com a biomédica Shirley de Moraes, com o novo sistema, o número de coletas aumentou devido a praticidade e a pouca exposição do paciente. “Quando recebemos uma notificação de um caso suspeito, temos um cronograma de agendamento com horário marcado de atendimento. São nove profissionais que atuam em regime de escala de revezamento, durante 24h por dia”, ressaltou.
Barreiras Sanitárias
A partir do dia 4 de maio, o governo municipal adotará novas medidas no funcionamento das barreiras sanitárias. Segundo a enfermeira Jaqueline Resende, o objetivo da primeira etapa deste trabalho foi restringir a entrada da doença na cidade, porém o vírus já está em circulação. Alguns pontos fixos irão permanecer sem alteração.
“No PcTran os profissionais continuam realizando a desinfecção dos veículos e a triagem dos ônibus oriundos de outros estados. Os centros de coleta e triagem localizados no Ginásio de Esportes e no CEU BTN irão permanecer com outras funções específicas no atendimento à população” explica.
Ela ainda informou que profissionais que atuavam nas outras barreiras, que serão desativadas, vão auxiliar a vigilância sanitária na fiscalização das atividades do comércio, nas filas dos supermercados e instituições financeiras. A equipe ainda irá fiscalizar se as pessoas estão usando a máscara de proteção, que é uma obrigatoriedade do município e no estado.
“Os servidores públicos estarão trabalhando nas regiões de maior aglomeração de pessoas. Vamos ter uma outra equipe apoiando o trabalho da zoonoses no combate à dengue. Agora vamos trabalhar para que as pessoas atendam as medidas sanitárias, preventivas e se resguardem, para que a propagação do vírus não dispare no município”, diz Jaqueline.