Os materiais perfurocortantes são extremamente perigosos quando não são descartados de forma adequada. Além de causar danos às pessoas e aos animais que manipulam o lixo antes da coleta, os prejuízos podem atingir os garis responsáveis por recolher esses resíduos. Pensando nisso, nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Paulo Afonso recorreu às suas redes sociais para conscientizar à população sobre o destarte irregular de lixo.
Segundo a Prefeitura, os materiais estão chegando aos coletores e acarretando cortes, machucados e perfurações aos profissionais.
“Dessa vez, além de vidros e agulhas, foi encontrado no lixo um cacto conhecido como Coroa de Frade, que após o coletor recolher a sacola, acabou se furando e sentindo bastante dor. O cacto estava destinado de forma totalmente irregular, colocado apenas em uma sacola de plástico”, inicia.
“Outra situação também vivenciada pelos profissionais é o lixo jogado das sacadas de apartamentos, onde coletores foram atingidos pelas sacolas. Além de causar acidente, essa forma traz um grave problema porque muitas dessas sacolas estouram no chão, com o lixo sendo espalhado pela via. Os coletores também pedem colaboração sobre a importância em armazenar bem o lixo, amarrar as sacolas e não colocar peso em excesso, para que os resíduos não caiam e estourem durante o percurso no recolhimento do lixo até o caminhão.”
“Então gente, o respeito é fundamental, pois são profissionais que colaboram com o bem estar populacional. Se você colaborar, todo mundo sai ganhando!”, completa a publicação.