Após a tumultuada convenção do PSDB que oficializou a candidatura do apresentador José Luís Datena, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, criticou a atitude dos militantes, afirmando que eles “passaram do limite”.
Perillo assegurou que, apesar das provocações, Datena segue firme como candidato. “Acho que o tiro saiu pela culatra. Passaram do limite e estimularam o Datena ainda mais”, declarou o dirigente do PSDB.
De acordo com Perillo, o protesto contra a candidatura de Datena, liderado por Fernando Alfredo, ex-presidente do partido na capital paulista, tinha como objetivo desqualificar a convenção e “fazer média” com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
Nunes, que deseja o apoio do PSDB em sua chapa para as eleições municipais deste ano, teria seu interesse alinhado com Alfredo, que já havia declarado ao portal UOL que “o partido não discutiu com a militância a chegada do Datena”.
A convenção, realizada na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo no último sábado, foi marcada por tensões. Na saída, Datena se envolveu em discussões acaloradas com militantes, utilizando termos ofensivos como “canalhas” e “vagabundos”.
Datena, que tem um histórico de desistências em candidaturas anteriores – incluindo pré-candidaturas à prefeitura de São Paulo em 2016, ao Senado Federal em 2018 e 2022, e à vice-prefeitura de São Paulo em 2020 – reafirma agora sua determinação, impulsionada pela recente controvérsia.
Ver essa foto no Instagram