No último domingo, 3 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dedicou a apoiar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve seu primeiro dia de provas. Ele esteve presente na sala de monitoramento do Inep, em Brasília, para acompanhar a aplicação das avaliações de linguagens, ciências humanas e redação.
Em sua conta nas redes sociais, Lula enviou uma mensagem encorajadora para os mais de 4,3 milhões de inscritos que realizam as provas no Distrito Federal e em 1.753 municípios. “É muito importante que vocês acordem com bom humor e confiança, pois já se prepararam. Vão com fé em Deus e saibam que, se passarem, serão motivo de orgulho para seus pais. Um forte abraço e que Deus os abençoe!” declarou o presidente.
O início das provas foi marcado para às 13h30, com duração de cinco horas e meia. Aqueles que pediram tempo extra poderão concluir até às 20h, enquanto os que fazem a prova em Libras têm até às 21h.
O Enem é um exame essencial para a avaliação do desempenho escolar ao fim da educação básica e, ao longo de sua trajetória, tornou-se a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado por diversas instituições de ensino e também aceito em Portugal.