Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Foto: Reprodução / Calila Notícias

Homem morre durante sepultamento em Caldas do Jorro (BA)

Adolescente morre após acidente na zona rural de Santa Brígida

Motociclista de Jeremoabo morre após colisão com ônibus da Prefeitura de Santa Brígida

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Presidente Lula sanciona nova lei para escolas em tempo integral

Programa Escola em Tempo Integral é retomada da política nacional de educação com investimento de R$ 4 bilhões.

Última atualização: 26/07/2023 08:45
Compartilhar
Imagem Ilustrativa
Compartilhar

Nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona uma nova legislação que traz esperanças para a educação brasileira. O Programa Escola em Tempo Integral é uma retomada da política nacional para ampliação de matrículas no ensino em tempo integral, buscando proporcionar uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 horas semanais. Esse investimento representa uma resposta às quedas nos percentuais de alunos matriculados em escolas públicas em tempo integral entre 2015 e 2021.

- Anúncio-

A política de escolas em tempo integral ganhou relevância nacional em 2007, com a criação do Programa Mais Educação. Entretanto, a partir do governo de Michel Temer, o programa passou por uma redução, culminando na extinção pelo governo de Bolsonaro. O investimento também sofreu uma queda drástica, tornando-se uma questão crítica para a continuidade e expansão do ensino em tempo integral.

O período entre 2015 e 2021 testemunhou uma queda no percentual de alunos matriculados em escolas públicas em tempo integral, saindo de 18,7% para 15,1% do total de matrículas. Isso resultou no Brasil estando a 10 pontos percentuais de atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de oferecer ensino integral para 50% das escolas até o final de 2024.

A falta de investimentos foi apontada como a principal causa para o enfraquecimento da política nacional de escolas em tempo integral nos últimos anos. A criação do Programa Escola em Tempo Integral, com um investimento de R$ 4 bilhões, é um passo significativo. Entretanto, especialistas apontam que esses recursos podem não ser suficientes para recuperar as escolas inapropriadas, conforme apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e criar novas escolas para atender à demanda.

- Anúncio-

Apesar da importância da nova legislação, existem desafios a serem superados para garantir a continuidade e o sucesso do programa. É fundamental um ajuste no financiamento para capacitação, estruturação de equipes e propostas pedagógicas. Além disso, especialistas ressaltam a necessidade de uma base normativa sólida, que articule as questões financeiras e técnicas entre os entes federados, bem como leis locais para a gestão democrática da educação brasileira.

A educação é a base para um futuro promissor e a aposta em escolas em tempo integral é um passo importante para esse objetivo.

- Advertisement -
TAGS:educaçãoPolítica NacionalPresidente LulaTempo Integral

MAIS LIDAS

Adolescente morre após acidente na zona rural de Santa Brígida
Polícia e investigação
Jovem de 23 anos morre após tomar remédio para disfunção erétil na Bahia
Polícia e investigação
Facção mata cozinheira que se recusou a envenenar comida de policiais
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

STF condena sete do Núcleo 4 por esquema de desinformação

No Portal Da Anvisa, Há Uma Lista Com Os Aditivos De Alimentos Autorizados No Brasil (Imagem: Oliakolvitz/Istock)
Cenário Político

Anvisa alerta que glitter de plástico para bolo não é comestível

Foto: Tito Ferreira / Bahia Notícias
Cenário Político

Ceuci Nunes não será candidata em 2026 e manterá comando da BahiaFarma

Foto: Divulgação
Cenário Político

ANTAQ reconhece recomposição e prorroga arrendamentos da Vopak

Imagem Da Br-407 | Foto Ilustrativa: Reprodução / Dnit
Cenário Político

DNIT contrata Avantec para projetos do contorno de Senhor do Bonfim

(Imagem: Kemarrravv13 / Shutterstock.com)
Cenário Político

Zuckerberg, Spiegel e Mosseri convocados para depor em Los Angeles

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Cenário Político

Doméstica de 79 anos resgatada de trabalho análogo à escravidão no Rio

Cenário Político

Frigo Jeremoabo passa por vistoria técnica e se prepara para transformar setor pecuarista com dezenas de vagas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?