Nesta terça-feira (05), o Procon-SP notificou o WhatsApp por causa do apagão registrado pelo serviço durante quase 6 horas na segunda-feira (4). A falha também impediu acesso ao Facebook e ao Instagram.
Na notificação, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, questiona os motivos que levaram à queda do WhatsApp e aponta que muitas pessoas sofreram prejuízos por conta da queda do aplicativo.
“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Capez.
“Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço […]. O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon“, continuou.
Caso o Procon-SP não considere os esclarecimentos satisfatórios, pode ser aberto um processo e existe a possibilidade de multa. Assim como foi feito com a Apple, que foi multada em R$ 10 milhões em março passado, pela venda de iPhones sem carregador, o que o Procon considerou uma prática abusiva.