Programa Desenrola Brasil chega ao fim na próxima segunda-feira

Programa Desenrola Brasil termina segunda-feira; inadimplentes têm até lá para renegociar dívidas com descontos médios de 83%, podendo chegar a 96%.

O programa Desenrola Brasil, iniciativa do governo para ajudar inadimplentes a renegociar suas dívidas, está chegando ao fim. Com o prazo se encerrando na próxima segunda-feira, esta é a última oportunidade para milhões de brasileiros resolverem suas pendências financeiras de forma vantajosa.

Desde o seu lançamento em outubro de 2023, a Faixa 1 do programa já beneficiou cerca de 14,75 milhões de pessoas, que renegociaram aproximadamente R$ 51,7 bilhões em dívidas, de acordo com dados do Ministério da Fazenda. Esta fase do programa abrange dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, desde que o valor atualizado de cada dívida não ultrapasse R$ 20 mil.

Os benefícios oferecidos pelo Desenrola Brasil são significativos. Os inadimplentes podem conseguir descontos médios de 83% sobre o valor das dívidas, podendo chegar até 96% em alguns casos. Além disso, os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados em até 60 meses, sem necessidade de entrada, tornando o processo ainda mais acessível.

O objetivo do programa é claro: facilitar a regularização das finanças pessoais dos devedores, permitindo que retomem sua estabilidade financeira. Na reta final para a renegociação, o Ministério da Fazenda fez questão de desmentir fake news sobre o Desenrola Brasil. Esclareceu que, ao negociar pelo programa, o cidadão não perde benefícios sociais e não fica com o nome sujo no Banco Central. O sistema Registrato do Banco Central, onde constam as dívidas negociadas, não é um cadastro restritivo, mas sim um relatório que permite ao cidadão acompanhar seu histórico financeiro.