O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), agora conta com uma nova funcionalidade: enviar alertas via WhatsApp para quem adquirir um celular roubado ou furtado. A medida visa aumentar a segurança dos usuários e diminuir o mercado de dispositivos ilegais.
Ao adquirir um celular roubado ou furtado, o novo proprietário receberá uma notificação pelo WhatsApp assim que o aparelho for reativado. Essa mensagem informará sobre o registro do celular como roubado ou furtado e orientará o comprador a devolver o dispositivo às autoridades competentes.
O projeto no Piauí, que inspirou o Celular Seguro, já demonstrou resultados promissores: um aumento de 139% na recuperação de celulares roubados ou furtados.
O anúncio foi feito na última terça-feira (14), durante a criação do Comitê Gestor do Celular Seguro. Esse comitê tem a missão de assegurar que o programa esteja sempre atualizado e em conformidade com as melhores práticas de segurança e proteção de dados, além de adequá-lo à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).