Projeto para Contribuição no Custeio de Iluminação Pública é aprovado pela Câmara Municipal de Delmiro Gouveia – AL

Nesta quinta-feira (23), os vereadores de Delmiro Gouveia aprovaram o projeto que institui a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CIP) do Município, com 1 voto contra e 9 a favor.

A sessão ordinária contou com a presença de todos os vereadores e apenas o vereador Daniel Marques (PSD) votou contra o projeto. Os demais, Geraldo Xavier (PSD); Enoque Batista (PHS); Cacau Correia (PTN); Casa Grande (PPS); Júnior Lisboa (PMDB); Henriqueta Cardeal (DEM); Fabíola MArques (PSL); Marcos Costa (PMDB) e Kinho (PRP), votaram todos a favor. O presidente da Câmara, Kel, não votou e só o faria em situação de empate.

De acordo com os vereadores do PSD, Daniel Marques e Geraldo Xavier, o município de Delmiro Gouveia não está preparado para pagar a taxa. O gasto mínimo estipulado pelo projeto é de 50 kW e para Daniel Marques, a maioria das pessoas consome mais do que isso. "[…] realizei uma pesquisa e constatei que são poucas pessoas que usam até esse valor. Sou contra qualquer projeto que não seja para o bem do povo", disse o vereador.

Já Geraldo Xavier, apesar de ter discursado contra o projeto, votou a favor e explicou que seu voto foi favorável dessa vez, porque agora os vereadores poderão fiscalizá-lo. “Em 2015, apesar de ter recebido uma proposta de R$ 300 mil, não votei a favor pelo fato de não achar que seria transparente”, disse ele.

O Projeto de Lei 01/2017 é de autoria do Poder Executivo Municipal e foi aprovado em duas votações, num único ato. O mesmo já foi encaminhado para a sanção do prefeito Padre Eraldo (PSD).