Projeto que veta casamentos homoafetivos volta à pauta da Câmara dos Deputados

Comissão de Previdência e Família analisará proposta.

A Câmara dos Deputados vai debater novamente um tema polêmico nesta terça-feira (19): a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Comissão de Previdência e Família é quem vai discutir o assunto.

Esse debate não é novo. Ele começou em setembro e foi pausado porque um deputado pediu mais tempo para analisar os detalhes do projeto. Esse deputado é Pastor Eurico, do PL. Ele também é o relator, ou seja, a pessoa responsável por examinar o projeto mais a fundo.

Eurico já analisou nove outros projetos que também falam sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um desses projetos, criado pelo ex-deputado Clodovil Hernandes, permitiria esse tipo de casamento. Mas Eurico rejeitou essa e outras sete propostas. Ele só concordou com o projeto que proíbe casamentos homoafetivos.

Esse projeto quer mudar o Código Civil brasileiro. Se aprovado, relações entre pessoas do mesmo sexo não teriam o mesmo valor legal que um casamento tradicional.

O encontro da Comissão nesta terça-feira é muito esperado. O resultado pode ser um ponto crucial para o futuro dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.