Uma pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (14) revelou uma queda expressiva na aprovação do presidente Lula, que caiu de 35% para 24% em apenas dois meses, enquanto a reprovação passou de 34% para 41%.
Outros institutos, como o Genial Quaest e a AtlasIntel, também apontaram diminuições na avaliação do governo, com redução na classificação ‘ótimo/bom’ e em índices de aprovação em períodos recentes.
A consultoria Eurasia Group atribuiu a queda aos preços dos alimentos, identificando um impacto maior entre os beneficiários de baixos salários, sendo o índice de ‘ótimo/bom’ desses eleitores reduzido de 49% para 29%.
Além disso, a pesquisa destacou uma redução na aprovação de Lula entre mulheres e na região Nordeste, grupos mais sensíveis à inflação de alimentos. Propostas de medidas, como a isenção do Imposto de Renda para salários até R$5 mil e o programa “Gás pra Todos”, estão em discussão no Congresso.
Especialistas apontam que, se a inflação persistir, o governo poderá adotar uma política monetária mais restrita para conter a alta dos preços, influenciando futuras decisões econômicas.