Em um evento realizado nesta sexta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) refutou as críticas acerca de sua idade e seu vigor físico, afirmando que “não está cansado”. A declaração foi feita durante a inauguração do novo prédio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Osasco.
Respondendo a comparações com o presidente americano Joe Biden, de 81 anos, que enfrenta pressões para desistir da reeleição após um desempenho fraco em um debate, Lula, aos 78 anos, foi enfático: “Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que eu tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa”.
Lula desafiou os críticos a acompanhá-lo em suas agendas de trabalho, sugerindo que poucos teriam a mesma disposição: “Todo que acham que eu estou cansado eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato. Se ele aguentar levantar às 5h e dormir à meia-noite todo dia, aí pode dizer que eu estou cansado”.
O presidente destacou ainda que sua energia e determinação são impulsionadas pela responsabilidade que sente em representar o povo brasileiro: “Portanto, não adianta tentar atrapalhar a minha vida, não adianta tentar prejudicar o [Fernando] Haddad, prejudicar o Camilo [Santana], sabe, por quê? Porque eu tenho consciência que eu não sou eu. Eu sou vocês. Isso que dá força para gente consertar esse país”.