O relator do processo do mensalão, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa publicou um vídeo nesta terça-feira (27) declarando apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pedindo à população que vote nele.
“É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”, diz Barbosa em vídeo divulgado.
No vídeo, Barbosa afirma que Jair Bolsonaro (PL) “não é um homem sério” e “não serve para governar um país como o nosso”. O ex-ministro afirma ainda que “nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível” e que o “isolamento internacional” faz com que o Brasil perca oportunidades.
Joaquim Barbosa foi indicado ao STF durante o governo de Lula, mas depois tornou-se uma das principais figuras do judiciário a condenar membros do Partido dos Trabalhadores (PT) durante o processo do mensalão, que revelou um escândalo de corrupção de grandes proporções.
A adesão de Joaquim Barbosa à campanha de Lula se soma à uma série de apoios públicos que o ex-presidente tem obtido nos últimos dias.