Em reunião que aconteceu no Auditório Edison Teixeira, nesta quinta-feira (12/4), o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres e representantes de departamentos ligados à pasta, discutiram com agricultores e presidentes de associações comunitárias, diversos assuntos de interesse do homem do campo.
Na pauta da reunião, a medição das propriedades para atualização do documento de posse, desmembramento e transferência de posse de propriedade para facilitar aquisição de empréstimos e transações junto a instituições financeiras.
O secretário Jandirson Campos Torres aproveitou a oportunidade e informou aos agricultores que o Banco do Nordeste prorrogou até dezembro o prazo para quitação de débitos, a fim de que sejam liberadas novas linhas de crédito à realização de projetos. O secretário informou ainda que a Prefeitura está disponibilizando para cada produtor 13.500 mudas de palmas dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e IPA Sertânea, espécies resistentes à Cochonilha Carmin, um inseto que se alimenta da seiva das plantas e também pode introduzir vírus ou toxinas que deixam a planta amarela e murcha, podendo destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente.
“A cada 90 dias, nosso viveiro produz 500 mil mudas”, destacou Jandirson, que convidou os agricultores para a apresentação das duas espécies de palma, dia 30 de maio, no viveiro da Baixa do Boi, com a presença do proprietário da Fábrica de Laticínios Bethânia. O empresário virá a Paulo Afonso com a finalidade exclusiva de firmar contrato para compra do leite produzido na cidade. Projetos de criação de caprinos e ovinos, com apoio da Prefeitura, também foram apresentados pelo secretário.
Participaram da reunião: a coordenadora da Unidade Municipal de Cadastro de Propriedades Rurais e o presidente do SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar, Edézio Souza Neto.