Ricardo Maia busca romper a tradição dos Nilo em Antas com novos nomes na política

A “tradição dos Nilo” na cidade de Antas, no semiárido baiano, pode estar com os dias contados. Marcelo Nilo, ex-deputado federal e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sempre exerceu grande influência na política local. No entanto, o deputado federal Ricardo Maia (MDB) pretende romper essa tradição apadrinhando novos nomes na política regional.

O plano de Maia é lançar e apoiar candidatos em Antas e outras cidades da Bahia. Um dos nomes é o jovem empresário Lázaro Oliveira, ex-professor e ainda sem filiação partidária. Maia demonstra interesse em filiar Oliveira ao MDB, com o objetivo de enfrentar o grupo político liderado pelo atual prefeito Sidônio Nilo (PSB), irmão de Marcelo Nilo, que já está em seu segundo mandato consecutivo.

Segundo o parlamentar, o momento atual, apesar de mais tranquilo após as últimas eleições, tem sido propício para ajustar a estratégia em algumas regiões do estado. A meta é disputar eleições em boa parte dos municípios baianos, lançando candidatos a prefeito ou vice.

“Estamos trabalhando para ter candidatos em todas as cidades do semiárido e do sisal. A partir de junho, vamos iniciar um trabalho de pré-campanha naquela região. Temos bons nomes que concorreram em 2020 e perderam por uma margem pequena de votos”, afirmou Maia.

Dentre os nomes citados por Maia, estão George de Paripiranga, que atualmente está no PSD e pode migrar para o MDB; Cael em Cícero Dantas; e Ramon em Banzaê. Esses possíveis candidatos representam a tentativa de renovação política na Bahia, buscando quebrar a hegemonia dos Nilo em Antas e outras cidades da região.