Nessa segunda-feira, na sessão ordinária de 10/11, comerciantes locais compareceram à Câmara de Vereadores de Rodelas para pedirem apoio dos membros da casa, pois estão insatisfeitos com a determinação do juiz da comarca de Chorrochó-BA, Dr. Matheus Martins, que também representa o município de Rodelas, alterando horários de encerramento das atividades dos locais que vendem bebidas alcoólicas. Segundo a determinação,esses estabelecimentos deverão encerrar as atividades às 20 horas de domingo e às 16h de segunda-feira.
Na sessão, vários comerciantes se manifestaram tanto sobre a lei que regula o horário de funcionamento dos bares, trailers e distribuidoras de bebida quanto sobre a segurança na cidade. Na primeira questão, querem a revisão dos horários definidos na lei. Na segunda, alguns disseram que, além de destacar policial para o município, é preciso que ocorra com mais frequência a realização de ronda. Outros disseram que já precisaram do trabalho da polícia, mas que, ao ligarem para a delegacia, o telefone chama, mas ninguém atende.
Sobre o horário dos estabelecimentos, o vereador Toy disse que só tomou conhecimento do assunto no último domingo e que acredita ser importante discutir essa situação em uma reunião que conte com a presença de membros dos poderes legislativo, executivo e judiciário, além dos comerciantes.
Já o vereador Jackson de Matinha achou um absurdo tais estabelecimentos fecharem às 20 horas aos domingos, pois, normalmente, esse é o horário em que as pessoas estão saindo de casa para a rua e, no caso da segunda-feira, não vê necessidade dessa medida já que dia não há feira livre.
O vereador Silvio Romero enfatizou que Rodelas está muito violenta, apresentando muitos roubos e até homicídios e que, nesse caso, é preciso um policiamento efetivo que aborde todos os cidadãos, pois quem deve ter medo de policia é bandido.
Ele pediu ao seus pares para irem a Paulo Afonso e fazerem essa cobrança ao comandante da Policia Militar ou marcarem uma audiência aqui em Rodelas. Disse ainda que irá fazer o que for possível para que os comerciantes não sejam prejudicados em relação ao horário de funcionamento dos estabelecimentos.
O Presidente da Câmara, Van de Chico, disse que irá marcar uma audiência com o Juiz para que essa questão seja discutida e os interessados possam chegar a um consenso.
Os comerciantes informaram que pretendem reunir-se com a comunidade e fazer um abaixo-assinado para solicitar mudanças na lei que regula os horários de funcionamento dos bares na Terra do Coco.
Fonte: Blog Velho Chico – Marcos Oliveira