O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quinta-feira, 28, que o pacote de medidas para o corte de gastos anunciado pelo governo está em linha com as promessas de campanha feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Segundo Rui, as ações não representam surpresas e garantem previsibilidade econômica.
Durante coletiva de imprensa, o ex-governador da Bahia criticou o mercado financeiro por divulgar informações falsas. “Vi o mercado insistentemente lançando notícias falsas para aproveitar ganhos desses picos, de que isso seria anunciado para 2025. Está sendo cumprido o que foi dito na campanha e na posse, não tem surpresa”, afirmou. O ministro também destacou que as medidas são uma resposta para evitar desequilíbrios futuros nas contas públicas.
O pacote fiscal, que visa reduzir o crescimento das despesas obrigatórias, foi apresentado após pressões do mercado financeiro. Participaram da apresentação o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. O objetivo central é adequar as despesas ao novo arcabouço fiscal.