O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), declarou neste sábado (29) que os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado devem ser punidos. A fala ocorreu durante a entrega de uma obra de contenção de encostas no bairro de Alto do Cabrito, em Salvador, conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Ao comentar a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu, Costa enfatizou que os envolvidos devem responder judicialmente.
“As investigações revelaram algo surpreendente, que a gente não esperava voltar a acontecer em nosso Brasil, pessoas, autoridades públicas, pessoas concursadas, pessoas pertencentes às forças armadas estavam vigiando, monitorando fisicamente na rua também, lugares de rotina de um ministro da Suprema Corte, que horas ele saía, que horas levava os filhos na escola, qual seria o melhor lugar para sequestrar, para tentar assassinar o ministro do Supremo, para tentar assassinar o presidente da República, o vice-presidente da República eleito”, afirmou.
Rui destacou que o crime não pode ficar impune: “Então essas coisas não podem ficar impunes, vocês conhecem a minha opinião de muito tempo, eu acho que a impunidade é irmã gêmea da criminalidade, quanto maior a impunidade maior a criminalidade, eu sou sempre a favor de se apurar, dar o direito de resposta e de defesa a todas as pessoas, mas uma vez comprovado o crime, as pessoas tem que responder pelo seu crime, para que isso não sirva de incentivo para que outras pessoas se sentam confortáveis para praticar novos crimes.”