Durante a cerimônia de entrega da Policlínica Regional em Paulo Afonso, o governador Rui Costa explicou que o rompimento da barragem de Pedro Alexandre aconteceu devido a uma série de rompimentos de barragens menores de produtores das regiões próximas.
“O problema é que a informação que temos é que pequenas barragens de vários pequenos proprietários se romperam gerando um efeito cascata que quando você tem um riacho, fazem uma barragem, duas, e juntam uma quantidade de água, para animais consumirem e elas se romperam”, disse Rui.
Rui explicou ainda que esse efeito cascata deu origem a uma “onda gigante”, que segundo ele contribuiu para o rompimento da barragem.
“Não foi por conta da água somente daquele local, foi pelas dezenas de barragens, e por isso nos afirmamos que até então, a água estava fazendo onda, e estava muito cheia, se estava fazendo onda não rompeu, foi o que analisaram. Mas hoje, quando secou, vimos que rompeu. Ela já estava passando, o armazenamento é muito pequeno não aguentaria aquela água toda que estava chegando, era uma verdadeira onda que surpreendeu a todos”, pontuou Rui.