Rui Costa fala sobre ações de combate ao crime organizado na Bahia

Na manhã desta quinta-feira (12), o governador Rui Costa (PT) esteve no programa Balanço, onde conversou com o apresentador Raimundo Varela sobre diversos assuntos. Entre eles, o destaque foi a situação caótica que se encontra a região da Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula.

Na semana passada, traficantes entraram em confronto com policiais, e, após intensa troca de tiros, 12 homens foram mortos. A situação gerou um clima de insegurança no bairro, que se estende até hoje.

Varela afirmou vem acontecendo uma guerra estabelecida com o crime organizado. Rui Costa afirmou que a situação é grave.

(Foto: Secom Governo Da Bahia / Manu Dias)
(Foto: Secom Governo Da Bahia / Manu Dias)

“Só em janeiro, o crime organizado executou 178 jovens na RMS. A maioria entre 20 e 30 anos, vieram a óbito fruto dessa guerra entre quadrilhas. Portanto estou muito preocupado, fiz questão de chamar esse problema para mim. Recebo todas as ocorrências assim que a polícia é acionada. Nós já tomamos várias providências, dentre elas, a criação da Superintendência do Crime Organizado na Polícia Civil. É um departamento específico para cuidar e combater o crime organizado.

Estou dialogando e farei uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, para que nós tenhamos uma vara de execuções penais, vinculada ao crime organizado.

Para que a justiça, junto com a polícia civil e militar, possa melhorar a eficiência no enfrentamento com esses grandes grupos organizados. Eu digo sempre o seguinte: eles executam a juventude. Nossa tarefa é desarticular essas quadrilhas e permitir que a população possa voltar a viver em liberdade.”

Por Gabriela Gidi  / Varela Notícias