Na última segunda-feira (2), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), explicou que não descarta a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se candidatar novamente nas eleições de 2026.
As alegações do político foram dadas em determinado momento de sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura.
“Vocês estão partindo de um fato consumado de que o Lula não irá disputar a eleição. Eu não parto deste fato consumado, não é o momento de pensar em eleição. Nós estamos no segundo dia de governo, não podemos pensar na sucessão, nós temos que trabalhar e cuidar das pessoas. A pauta não é eleitoral, é trabalhar e ter cuidado com o brasileiro”, afirma.
Vale ressaltar que o atual mandatário já disse que, se eleito, não tentaria reeleição.
“O presidente Lula falou do coração dele, considerando a sua trajetória, a sua volta para consolidar a democracia no Brasil. Se tudo der certo, faremos um bom governo. Se ele [Lula] continuar como a energia e tesão de 20 anos, quem sabe ele faça um novo mandato presidencial” completa Costa.
Ele ainda explicou um pouco sobre a relação com os governadores e quais serão as pautas a serem analisadas:
“A agenda vai acontecer com os 27 governadores, não teremos agendas com governadores de base ou da oposição, a agenda será institucional. O cotidiano do governo não se pautará pela eleição de 2026, não é um momento de pensar em eleição, é o momento de trabalhar com todos, estender a mão para todo mundo, para todos os partidos”, finaliza.