O atual governo nomeou um ex-funcionário de Eduardo Cunha (PTB) para assumir um posto no Ministério do Turismo. O ex-presidente da Câmara dos Deputados é considerado inimigo dos petistas. Ele foi o responsável por dar continuidade ao processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Carlos Henrique Menezes Sobral atuará como secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi o responsável por assinar a portaria.
O Ministério do Turismo é liderado por Daniela Carneiro (União Brasil). A ministra e sua campanha têm sido alvo de análise por parte de veículos midiáticos desde que assumiu o cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A imprensa divulgou imagens suas ao lado de criminosos condenados, o que rendeu à candidata acusações de receber o apoio de milicianos.
Carlos Henrique Menezes Sobral, além de ter assessorado Cunha, ocupou cargos de grande responsabilidade nos últimos 4 anos no governo de Jair Bolsonaro (PL). Sua exoneração foi publicada no DOU no final da gestão passada, em 30 de dezembro de 2022. Ele foi, por exemplo, o chefe da equipe administrativa do Ministério da Cidadania. Também atuou como assessor de Marcelo Queiroga no Ministério da Saúde e como secretário-executivo da Secretaria de Governo da Presidência da República..