O Ministério da Saúde apresentou, em uma atualização feita na última sexta-feira (2), os novos dados sobre a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o Brasil, destacando que Salvador alcançou um índice histórico de quase 70% de cobertura para sua população. Este número coloca a capital baiana mais próxima dos padrões estabelecidos por organizações internacionais para a universalização da APS.
Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há um potencial para que essa cobertura seja ainda maior, uma vez que existem equipes que ainda aguardam a homologação pelo Governo Federal, mas que já estão sendo financiadas apenas pelo município. Nos últimos anos, Salvador tem ampliado seus serviços de saúde, contando atualmente com 162 unidades básicas, 389 equipes de saúde da família e 115 equipes dedicadas à atenção primária, além de 5 Consultórios de Rua com uma equipe multiprofissional de 16 membros.
O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, enfatizou que o percentual já havia sido alcançado anteriormente, sendo necessário apenas a confirmação do Ministério da Saúde para oficializar essa marca. Ele expressou otimismo em relação a um futuro aumento nesses índices, ressaltando o compromisso do município em expandir os serviços de saúde para atender melhor a população.
A APS é reconhecida como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange um conjunto de ações voltadas tanto para a promoção quanto para a proteção da saúde, visando proporcionar um atendimento integral e de qualidade à população.