Salvador é destaque em atendimento intensivo: Maternidade recebe selo ‘UTI Eficiente’ pelo segundo ano consecutivo

A Maternidade José Maria de Magalhães, localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, recebeu pelo segundo ano consecutivo o selo “UTI Eficiente”, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e o sistema EPIMED Solutions. O selo avalia a eficiência da Unidade de Terapia Intensiva e os cuidados oferecidos aos pacientes críticos em espaços de atendimento de alta complexidade no Brasil.

Este ano, apenas três unidades de saúde na Bahia foram premiadas com o certificado, além da Maternidade José Maria de Magalhães, o Hospital do Subúrbio, também em Salvador, e o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, no centro-norte do estado, também receberam o selo. O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) também recebeu o selo para o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (HEAPA), em Goiás.

O selo “UTI Eficiente” é concedido após avaliação da performance em dois quesitos: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e a utilização de recursos ajustados à gravidade. O objetivo é orientar políticas de saúde e estratégias para aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no país.

O superintendente do IGH, Joel Sobral, responsável pela administração da Maternidade José Maria de Magalhães, afirmou que o selo é fundamental para orientar os indicadores seguidos pela equipe de saúde.

“Nós acreditamos que o ambiente de terapia intensiva deve ser o mais rigoroso possível em atenção, cuidados e sensibilidade para abandonar o estigma de um estágio terminal para o paciente. Nossos profissionais estão preparados para viabilizar conforto físico e emocional para estimular uma boa recuperação do indivíduo, e este selo tão importante é uma prova de que estamos no caminho certo. Agora, o foco é manter os pontos positivos e aprimorar cada vez mais o serviço”.

A Maternidade José Maria de Magalhães e as outras unidades de saúde premiadas com o certificado em 2023 são exemplos de excelência no cuidado intensivo, e servem de inspiração para outras instituições de saúde em todo o país. A conquista deste selo demonstra o compromisso e dedicação das equipes de saúde em oferecer atendimento de alta qualidade aos pacientes e suas famílias.