No dia 31 de março, a cidade de Paulo Afonso, situada no estado da Bahia, realizou a sua 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como objetivo discutir temas relevantes relacionados à saúde e ao desenvolvimento do município, contando com a presença do Secretário de Saúde, Adonel Gomes Júnior, e sua equipe, além do Secretário de Articulação Política, Regivaldo Coriolano, que representou o prefeito em exercício.
A conferência teve início com uma palestra magna ministrada por Victor Barbosa, que abordou o tema central do evento: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Na sequência, foram eleitos os delegados que representarão o município na 11ª Conferência Estadual de Saúde.
Durante a tarde, foram discutidos os eixos: A Bahia que temos, A Bahia que queremos; o papel do controle social e dos momentos sociais para salvar vidas; garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia, e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Ao final, foram entregues as propostas aprovadas nos trabalhos em grupo, apreciadas e votadas na plenária final.
O Secretário de Saúde destacou a importância da conferência para entender as particularidades de cada região e discutir as políticas de saúde necessárias para o futuro em relação à saúde pública do município. Ele afirmou que é fundamental que as discussões saiam da conferência e sejam levadas adiante para nortear o Estado sobre a realidade local e as políticas necessárias para o futuro.
O evento também contou com a presença do representante da Sesab e coordenador do sistema DigiSus, Ricardo Figueira Mendes, do presidente da Câmara Zé de Abel, do vereador Jailson Oliveira, além de conselheiros. O Secretário de Articulação Política, Regivaldo Coriolano, destacou a importância da valorização do SUS e da democracia dentro da saúde em nosso município e estado, pois a partir desses eixos importantes sairão propostas relevantes para a conferência estadual.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Paulo Afonso foi uma oportunidade importante para debater temas relevantes relacionados à saúde pública e para a construção de propostas que possam nortear as políticas de saúde do município e da Bahia.