A Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB), que outrora representava mais de 20 municípios do norte do estado, está em queda livre. O último presidente da instituiçao eleito para o biênio 2013/2014 foi Emanuel Rodrigues, de Rodelas, cujo mandato expirou em dezembro do ano passado.
Da APSB o que ficou caracterizada como a mais importante conquista foi a criação da Polícia da Caatinga que ocorreu logo depois da sua fundação, quando era presidente o ex-prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus.
Só, somente só como catarola Moraes Moreira. Criada para fortalecer as relações intermunicipais no sertão da Bahia, a APSB ao que tudo indica estar fechando as portas. Não há informação sobre quando será realizada a próxima reunião mensal da entidade e os prefeitos associados não comentam o assunto.
A APSB – Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano – foi criada em 22 de Março de 2001 e teve como primeiro presidente o então prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus.
Em Fevereiro de 2004 a APSB era formada por 23 municípios, dentre eles o município de Uauá que não faz mais parte dessa Associação. Atualmente são 22 municípios mas, com o retorno de Nova Triunfo e Sítio do Quinto e a chegada de Nova Soure e Itapicuru, o prefeito Emanuel Rodrigues vai administrar uma associação com 24 municípios onde vivem 555.105 habitantes, segundo dados do IBGE (estimativa de população para 2012), dos quais cerca de 340 mil são eleitores.
Agecom – Por Luiz Brito com informações da Folha Sertaneja