A greve geral marcada para esta sexta-feira (28), por diversas categorias, está ocorrendo em muitos municípios baianos contra as reformas trabalhistas, previdenciárias e de terceirização, propostas pelo Governo Federal. Além disso, fechamentos de vias e protestos ocorrem em todo o estado, inclusive em Paulo Afonso.
A paralisação mobiliza várias categorias profissionais, com o intuito de diminuir os serviços prestados à sociedade, impactando a rotina de diversas cidades brasileiras, em forma de protesto às propostas do Governo de Michel Temer.
Em Paulo Afonso, trabalhadores, integrantes de movimentos, indígenas, sindicatos e servidores públicos realizam uma passeata pelas ruas do centro da cidade. O grupo se reuniu por volta das 07 horas, no redondel ao lado da FIAT. O ato foi iniciado com um café coletivo e, logo após, os manifestantes seguem pelas ruas do centro com faixas e cartazes até a praça das Mangueiras.
Escolas, bancos e correios estão fechados, mas algumas repartições funcionam normalmente em Paulo Afonso, como o Comércio e as Polícias Civil e Militar.
Alguns trechos de rodovias federais, nos entornos da cidade e de municípios vizinhos, como a BR-423, entre Delmiro e Paulo Afonso, estão sendo bloqueados.
Segundo nota enviada pela PMBA sobre o andamento das manifestações, informa que desde ás 8 horas manifestantes ligados ao MST, APLB e grupos indígenas protestam, de forma pacífica, na ponte e no Centro da cidade de Paulo Afonso, sendo acompanhados por policiais militares do 20º Batalhão.