Na segunda-feira (12), os sites dos governos dos estados do Nordeste foram invadidos por hackers que publicaram mensagens de ódio e xenofobia por motivações políticas. As ações ocorreram nos sites de órgãos que estão ligados aos governos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará e Maranhão.
Os casos mais graves foram registrados nas páginas dos estados do Ceará e Alagoas. Quem acessava a página do governo do Ceará se deparava apenas um banner apresentando uma mensagem xenofóbica e palavras de ódio relacionadas ao resultado das últimas eleições.
Em Alagoas, as páginas das polícias civil e militar, Secretarias da Fazenda e também da Saúde, ficaram sem acesso, por várias horas.
O governo do Ceará anunciou que os sites voltaram a funcionar nesta terça-feira (13). A administração cearense, em nota, acrescentou que nenhum material foi afetado e que o caso foi denunciado à Polícia Civil para que seja investigado.
O governo alagoano também divulgou uma nota dizendo que o ataque afetou sites governamentais de outros estados, que ficaram indisponíveis ao mesmo tempo e frisou que apenas o direcionamento dos endereços dos sites foram modificadas e que os dados, serviços e conectividade já foram restabelecidos.