Nesta sexta-feira, dia 8, a SpaceX, empresa liderada por Elon Musk, realizará uma manobra interessante no espaço. A companhia utilizará uma de suas naves Dragon para “empurrar” a Estação Espacial Internacional (ISS) para uma nova altitude. Esse procedimento foi anunciado pela NASA e envolve uma cápsula de carga que está acoplada ao laboratório orbital. Durante a manobra, que durará pouco mais de 12 minutos, os cientistas coletarão dados importantes para futuras missões espaciais.
A iniciativa é um teste para uma operação mais ampla planejada para 2030, quando a ISS será desativada e trazida de volta à Terra, sendo derrubada no oceano. Essa será a primeira vez que a nave Dragon será utilizada para ajustar a órbita da estação. Para isso, a SpaceX modificou a nave, que agora conta com mais de 40 propulsores, comparados aos 16 da versão convencional. Além disso, a SpaceX foi escolhida para desenvolver um veículo específico que será usado para desorbitar a estação com segurança.
A ISS atualmente orbita a Terra a cerca de 400 km de altitude, mas está perdendo altitude gradativamente devido ao arrasto da atmosfera. Esse empurrão é necessário para manter a estação em sua órbita correta. Anteriormente, esse trabalho era feito por espaçonaves russas Soyuz, mas a NASA teve que buscar alternativas após a invasão da Rússia à Ucrânia e os planos do país de criar sua própria estação espacial. Em 2022, a NASA já havia testado um procedimento similar com uma nave Cygnus, mas a missão foi abortada logo no início.