O Supremo Tribunal Federal (STF) não está para brincadeira! Já mandou ver nas condenações de 523 pessoas que se envolveram naqueles atos de 8 de janeiro. E olha, as penas são pesadas, viu? Tem gente pegando de 1 até 17 anos de cadeia.
Desses mais de 500, tem 84 que já estão cumprindo pena em regime fechado, 55 estão presos preventivamente e outros 5 estão em casa, cumprindo prisão domiciliar. É uma galera envolvida! E essas sentenças são só uma parte de um processo bem maior, com mais de 1.600 ações rolando e mais de 1.600 réus na história.
Mas calma que nem tudo é cadeia! Uns 540 acusados fizeram um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles meio que confessaram os crimes e, em troca, vão prestar serviços à população, pagar multa, dar um tempo das redes sociais e até fazer um curso sobre democracia. Isso só valeu para quem fez coisas mais leves, tipo incentivar o crime ou se juntar à galera errada.
Agora, quem aprontou feio, tipo tentando dar um golpe de Estado ou atacando o Estado Democrático de Direito, não teve acordo não. A punição veio com força total! Um exemplo é o da cabeleireira Débora Rodrigues, que foi detida depois de pichar uma estátua lá no STF. No fim, a prisão dela virou domiciliar, e ela ainda vai ser julgada. Ah, e além das penas individuais, a galera toda vai ter que pagar uma multa de R$ 30 milhões. Mas ainda dá para tentar diminuir a pena, viu?