Os pré-candidatos do Partido Liberal (PL) nas próximas eleições municipais enfrentarão uma campanha eleitoral sob rígidas restrições. O Supremo Tribunal Federal (STF) impôs medidas cautelares que incluem o uso de tornozeleiras eletrônicas, a proibição do uso de redes sociais e a obrigação de permanecerem em suas residências durante a noite.
Três pré-candidatos do PL no Espírito Santo estão sujeitos a essas medidas. Entre eles está o deputado estadual Capitão Assumção, que foi preso em fevereiro por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Assumção é acusado de descumprir uma medida cautelar ao utilizar as redes sociais para atacar o STF. Sua foto, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, ilustra a gravidade da situação.
Outro candidato, Armandinho Fontoura, ex-vereador de Vitória, também está impedido de usar suas redes sociais. Fontoura foi preso em dezembro de 2022 e afastado do mandato por ordem de Moraes. Ele é investigado por suposta participação em uma milícia digital que incitava atos antidemocráticos e divulgava fake news sobre o STF e a segurança das urnas eletrônicas.
Fabiano Oliveira, conhecido como Pastor Fabiano, completa a lista. Preso em dezembro de 2022 e libertado um ano depois, Oliveira já anunciou sua pré-candidatura a vereador de Vila Velha (ES). Embora não ocupe atualmente um cargo eletivo, sua inclusão nas eleições demonstra a extensão das investigações do STF sobre atividades que ameaçam a democracia.