Taxa de desocupação em Salvador cai para 11% e lidera entre capitais

A taxa de desocupação em Salvador caiu para 11%, segundo a Pnad, refletindo um aumento de 107 mil trabalhadores e um foco em capacitação.

Foto: Arquivo / Agência Brasil

A cidade de Salvador obteve a maior queda na taxa de desocupação entre as capitais brasileiras, com um índice de 11% no terceiro trimestre de 2024, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgados pelo IBGE. O resultado é uma redução expressiva em comparação aos 15% registrados no trimestre anterior.

Em relação ao ano passado, a taxa era de 15,1%, o que significa uma diminuição de 4,1 pontos percentuais. No total, a cidade conta com 1,4 milhão de trabalhadores, um aumento de 107 mil em comparação ao trimestre anterior. Os setores que mais contribuíram para esse crescimento incluem serviços, comércio e construção civil.

Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, comentou que a Prefeitura está comprometida em gerar empregos e que criou iniciativas de capacitação em setores estratégicos, como saúde e logística. O programa Treinar para Empregar já capacitou quase 70 mil pessoas desde 2021, com a meta de atender mais 100 mil nos próximos quatro anos.