‘Tenho certeza absoluta que não cometi nenhum crime’, afirma Lula em São Bernardo

O ex-presidente Lula disse estar "extremamente tranquilo" em relação à votação do recurso no TRF-4 do processo em que foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro, no caso do triplex em Guarujá.

"Eles (juízes) decidirem por 3 a 0 que o juiz Moro errou é a única coisa certa e justa", disse Lula.

"As pessoas que me julgaram estão com a consciência menos tranquila do que a minha."

"Tenho certeza absoluta que não cometi nenhum crime", disse.

"Se não acontecer (absolvição) temos muito tempo pela frente pra mostrar o equívoco, as mentiras contadas contra o PT e o Lula nesses últimos anos. A única coisa que quero que saibam é que tenho muita tranquilidade pra enfrentar adversidade, noção dos problemas vivendo, e o que tá acontecendo comigo é muito pouco perto do que tão fazendo com milhões de brasileiros, que não entenderam a reforma trabalhista e vão ser massacrados. Com as pessoas que serão massacradas pela reforma da Previdência. Em fazer a reforma pra mexer no salário do povo trabalhador, não do desembargador ou do general."

Em relação aos adversáriios, o ex-presidente acrescentou " "Eles várias vezes quebraram o Brasil é toda vez que tá situação difícil eles dizem pra descer na previdência." 

PORTO ALEGRE 

Lula foi um dos articuladores de esquema, diz relator

João Pedro Gebran Neto citou a influência de Lula sobre a nomeação de diretores da Petrobras e lembrou depoimentos de delatores.

"Há provas acima de razoáveis de que o ex-presidente foi um dos articuladores, senão o princial, de um amplo esquema de corrupção. As provas aqui colhidas levam à conclusão de que no mínimo tinha ciência e dava suporte àquilo que ocorria no seio da Petrobras, destacadamente a destinação de boa parte das propinas para o Partido dos Trabalhadores. Episódios como a nomeação de [ex-diretores] Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Jorge Zelada entre outros, não deixam margens de dúvidas de sua intensa ação dolosa no esquema de propinas."